A lição (2014)

Filme búlgaro chama atenção pelo realismo com que trata dramas da vida contemporânea

Filme búlgaro chama atenção pelo realismo com que trata dramas da vida contemporânea

Não é todo dia que você vê um filme búlgaro dando sopa por aí, certo? Então se eu fosse você jogaria a preguiça para debaixo do tapete e dava um pulo ali no Libert Mall, só para ver essa fita pungente vinda lá do leste europeu ainda em cartaz.

Baseada em fatos reais, a trama gira em torno de Nadezhda (a bela atriz Margita Gosheva), uma professora dedicada que um dia se depara com situação desconfortável. O roubo de objetos e dinheiro na sala de aula. Direto, o filme já começa com esse dilema pegando o espectador de surpresa.

Na condição de uma figura exemplar, ela tem que mostrar disciplina e senso de justiça e resolver o caso o quanto antes. Assim, começa a pressionar a turma para descobrir o criminoso e lhe dar a lição do título que terá um duplo sentido quando nos deparamos com o dilema da professora. Graça as pilantragens do marido ela agora tem que se virar para conseguir grana para pagar a prestação da casa, senão eles podem perder tudo.

A partir de narrativa realista que lembra o estilo contundente dos irmãos belgas Dardenne, a dupla de diretores Petar Valchano e Kristina Grozeva cria aqui uma fábula urbana contemporânea pungente sobre honestidade e os limites humanos diante de situações extremas da realidade que nos cerca. Até quando os nossos valores e moral podem ser testados? A forma como os personagens em suas cruas contradições são apresentados diante de desfecho exemplar bíblico incomoda. Sobretudo porque é o que vemos por aí nos noticiários e na vida real.

Há muito tempo que eu não via um filme cheio de verdades e reflexões morais pertinentes. O que prova que só de filmes de Hollywood vive a humanidade.

* Este texto foi escrito ao som de: The boy with no name (Travis – 2007)

Travis

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s