Das missivas ao whatsapp…

Sou de um tempo que escrevia cartas e me deliciava com a espera da   resposta

Sou de um tempo que escrevia cartas e me deliciava com a espera da resposta

Foi o amigo Elias quem chamou atenção para o fato. Com a chegada do whatsapp meu chapa, o e-mail já ficou démodé. Incrível né? E o lance é que, nesse negócio de internet, tecnologia, como já dizia o Euclides da Cunha, ou “evoluímos ou desapareceremos”. Tudo agora é rápido e direto, na velocidade da luz, ou seja, num piscar de olhos você já aciona a pessoa e em questão de segundos já tem a resposta. E a pergunta que faço é: aonde vamos parar com tanta modernidade assim? Precisamos disso? É uma questão de adaptação.

Bem, olhando no retrovisor do tempo me lembrei dos tempos em que escrevia cartas para amigos e algumas gatinhas. Era um processo digamos artesanal que tinha todo um ritual com o lance de escolher o papel certo, o envelope adequado e o mais legal… Comprar o selo… Poxa vida, como era legal escolher o selo. Nem sei como não virei filatelista. Daí você escolhia uma caneta gostosa de escrever e, entre um gole de café e outro, ia tecendo sonhos, desejos e esperanças com a palavra escrita.

E não era só isso. Tinha a magia da espera. Sim, porque naquela época a gente sabia esperar e o gostoso era que às vezes você nem sonhava quando a resposta da pessoa querida, amada e distante chegava. Enfim, como era gostoso a magia da espera.

Com o whatsapp tudo ficou mais dinâmico e fake. E também deu brecha para ousadas paqueras online já que, protegido pela distância, sem o olho no olho, o cara ou a menina se sentem mais à vontade para cantar a pessoa preterida. Os aplicativos de conversas estão tão ligados ao nosso cotidiano que quando ficamos sem eles surtamos, dá um tic tic nervoso. Como dizia aquele filósofo árabe que nunca consigo lembrar ou escrever o nome:

“Somos mais parecidos com o nosso tempo do que com os nossos próprios pais.”

* Este texto foi escrito ao som de: Uma outra estação (Legião Urbana – 1997)

Bob Dylan Desire

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s