Caso Maju: O Brasil é o país da vergonha!

Episódios como esse só evidência como somos um país atrasado...

Episódios como esse envolvendo a Maju só evidência como somos um país atrasado…

Tenho vergonha de ser brasileiro quando olho para o Congresso Nacional e vejo que estamos na mão de deputados ignóbeis e reacionários como Eduardo Cunha e sua patuleia de criminosos. Ele e matusquelas como Silas Malafaia, Marcos Feliciano e Alberto Fraga, entre outros, representam o que a política aqui no Brasil tem de pior. É a direita conservadora, preconceituosa, racista e autoritária no poder. E não quero dizer com isso que a Esquerda é melhor ou está acima do bem e do mal porque gente que não presta tem dos dois lados.

Mas essa gente que está aí no Congresso, grosso modo, é um reflexo, um espelho do país, já dizia o bardo Renato Russo. Ou seja, o mesmo tipo de cretino que, representando a minoria, claro, desrespeitara de forma calhorda e imoral a apresentadora Maria Júlia do Jornal Nacional. Enfim, o macro do micro e vice-versa.

Inadmissível, inacreditável e inexplicável que esse tipo de comportamento ainda vigore no país da miscigenação racial, da cultura multirracial. A hipocrisia do povo brasileiro é de dar vergonha. Outro dia, ouvido a rádio CBN, ouvi um rabino radicado no país há alguns anos, reclamar, com forte sotaque estrangeiro, da mentira que é essa história aqui de intolerância religiosa. Ele se referia aquele caso de uma menina da periferia do Rio de Janeiro que levou uma pedrada porque participava de uma festa de Candomblé.

A mesma coisa pode ser dita com relação ao velado preconceito racial no Brasil. Aqui, somos todos preconceituosos e racistas. É algo que, infelizmente, está enraizado inconscientemente dentro de nós. Mas ficamos posando de moralista e tolerante. Situações como essa só evidencia como somos atrasados como nação. Às vezes, quando acordo e me olho no espelho, tenho vergonha de dizer que sou brasileiro.

Maju, estou com você, sou você, hoje e sempre!

* Este texto foi escrito ao som de: Que país é este (Legião Urbana – 1978/1987)

Legião Urbana - Que país é este

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s