Grandes civilizações do passado hoje

O país dos deuses olímpicos é incapaz de se salvar da atual crise financeira

O país dos deuses olímpicos é incapaz de se salvar da atual crise financeira

Não entendo nada de economia, em assuntos de finanças sou um zero à esquerda, mas ouvindo e lendo sobre a crise na Grécia, dá para notar que a coisa está feia na terra dos deuses. Nem Zeus parece ter solução para a situação. Impressionante como as grandes civilizações do passado não têm espaço na geopolítica atual. Berços da humanidade, Egito, Itália, Pérsia (Irã), Babilônia (Iraque), Fenícia (Líbano) hoje estão todos afundados no mundo contemporâneo em guerras civis, hecatombes sociais, políticos e econômicos.

Num passado de glória, a Grécia Antiga nos deu grandes intelectuais na área da filosofia, matemática e política, nos ensinou o que é democracia, sem falar na festa dos esportes que é os Jogos Olímpicos, mas hoje toda essa história e legado cultural não significam nada diante do poder do capital, da especulação financeira. No mundo de hoje, o dinheiro, a força da moeda tem mais importância e poder do que o conhecimento, o saber.

E a Grécia não é o único país da gênese da humanidade a sofrer com tais percalços políticos e econômicos. Peguemos a Itália dos imperadores e senadores romanos, por exemplo. Senadores esses que ajudaram a formatar as leis jurídicas que até hoje norteiam o mundo Ocidental. Outrora grande potência mundial que chegou a dominar boa parte do mundo, o país da bota se resume a uma nação marcada pela maligna influência da máfia, do tráfico de drogas e crise política.

Divididos em guerras civis e conflitos religiosos, países do mundo árabe que foram grandes potências militares como o Egito, o Iraque (Babilônia) e o Líbano (Fenícia) surgem no cenário mundial do momento como vergonhas da humanidade.

Como se vê, a história pode ser uma grande professora para os atuais governantes.

* Este texto foi escrito ao som de: Yes (1969)

Yes 69

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s