A espetacularização da morte

A glamourização da morte de celebridades é algo tão nefasto, pior a comoção sádica da opinião pública

A glamourização da morte de artistas é algo tão nefasto, pior a comoção sádica dos fãs

Nos meus tempos de faculdade tive oportunidade de ler um escritor francês que mexeu comigo que foi o Guy Debord, autor do livro A sociedade do espetáculo, obra publicada em 1967 que faz uma análise incisiva e pertinente sobre o carnaval da mídia em torno da espetacularização da notícia. Não sei por que, mas me vieram imediatamente à cabeça o autor e o título quando soube da morte do cantor sertanejo Cristiano Araújo.

Explico, mas antes devo confessar que nunca tinha visto ou ouvido falar deste rapaz e peço desculpa desde já aos fãs do artista pela minha ignorância musical com relação a esse gênero. Sou da geração Zezé Di Camargo e Luciano e cresci ouvido Tião Carreio e Pardinho, Pedro Bento e Zé da Estrada. De modo que, quando soube do acontecido, pensei que quem tivesse morrido era um deputado distrital homônimo, o que até tinha me tranquilizado, já que seria menos um político no mundo.

De qualquer forma, fiquei assustado com a rapidez com que a notícia do fato se alastrou e de como a mídia explorou a morte desse artista “ilustre desconhecido” – pelo menos para mim -, aproveitando tirar proveito da situação de tudo quanto é jeito, inclusive com a exibição das imagens do corpo estatelado, jogado no chão. Sempre foi assim. A glamourização da morte de celebridades é algo tão nefasto e repugnante, mas pior ainda é a comoção sádica do espectador, que se emociona de olhos fechados numa espécie de fé cega por alguém que acabou de saber que existia. Ou melhor, que não existe mais. Daí que entra a tacanhice mercenária da indústria fonográfica, que neste momento de tristeza e dor, passa a lucrar com o defunto célebre, vendendo milhões. É o circo dos horrores.

O comportamento humano é algo indecente e imoral.

* Este texto foi escrito ao som de: Zezé Di Camargo & Luciano (1991)

Zezé

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s