Senzalas de Ouro Preto

A visita pelo ambiente sombrio localizado no porão do casarão foi desoladora

A visita pelo ambiente sombrio localizado no porão do casarão foi desoladora

A brutalidade da escravidão no Brasil está grudada em minha memória por meio de novelas clássicas como Escrava Isaura e Sinhá Moça, mas pude sentir de perto o que foi essa triste realidade no país visitando a senzala da Casa dos Contos de Ouro Preto. Estão lá, nesse casarão secular que conta a história monetária do Brasil colônia, para quem quiser ver e para não esquecer, instrumentos de torturas como argolas de pescoços e tornozelos, palmatórias, chicotes e até ferro de marcar gado, para queimar a “negrada” como se fossem bichos.

A visita pelo ambiente escuro e sombrio localizado no porão do casarão é marcada por uma tristeza história desoladora. Uma tristeza história que ainda persiste por meio de preconceito atávico que persiste com relação aos negros na sociedade. Daí o discurso raivoso e indignado dos atores Milton Gonçalves e Antônio Pitanga durante a 10ª edição do CineOP – Mostra de Cinema de Tiradentes.

“Sou o único negro do meu prédio e algumas pessoas ainda me confundem com o porteiro. Mas daí elas olham direito e percebem que eu sou o ator da Globo. Que se dane a Globo, quero ser eu cidadão”, disse revoltado o ator Milton Gonçalves.

Uma pena que esse tipo de opressão tenha ocorrido no Brasil e no mundo, lamentável que as pessoas sejam julgadas pela cor de sua pele, mas outros tipos de escravidão ainda persistem mundo afora. Só não ver quem não quer. E quando esse tema vem à baila me lembro da minha tia Magui e do racismo bovino que ela não faz a menor força para esconder. Mais do que dos negros eu tenho pena é dela.

* Este texto foi escrito ao som de: África Brasil (Jorge Ben Jor – 1976)

AfricaBrasil

Deixe um comentário

