Golden black’s blues

Ouro Preto é uma cidade onde as igrejas brotam das pedras

Ouro Preto é uma cidade onde as igrejas brotam das pedras

Ouro Preto é uma cidade mágica com suas ruas de pedras, ladeiras que sobem e descem e arquitetura colonial secular. É assim com toda cidade histórica. Aqui, para andar, é preciso ter boas pernas e disposição para vencer uma pedra de cada vez a cada passo que se dá porque sempre terá uma pelo caminho. E as subidas são opressoras, as decidas desafiadoras. Confesso que ainda não vi ninguém andando de bicicleta por aqui.

E o lugar, por onde se passa, transpira história. Basta dá uma conferida nos nomes dos estabelecimentos que remete ao período em que os escravos eram a base da economia local e os bandeirantes os senhores das cercanias: restaurante Porão Barroco, O sótão, Cine Vila Rica, Parada do Conde. A imponência das igrejas barrocas, com seus traços pesados sobrecarrega o horizonte da cidade. Aqui, as igrejas parecem brotar das pedras, embora o sentido de fé e devoção divina tenha se diluído com o turismo agressivo que aplaca Ouro Preto.

Aliás, admito que fiquei um pouco assustado no primeiro dia que cheguei aqui com a quantidade de carros e gente pelas ruas e, em consequência disso, com a sujeira de alguns lugares. A agressividade do turismo e, de certa forma da modernidade, descaracterizou um pouco a beleza e originalidade rústica da cidade cheia de artistas de ruas e hippies, enfim, de vários comércios que vendem tudo o que se possa dizer sobre a cidade. Seria irônico comprar ouro de tolo no lugar que um dia foi a capital do mineiro mais cobiçado do Brasil.

* Este texto foi escrito ao som de: Milton Nascimento (Geraes – 1976)

Geraes - Milton Nascimento

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s