Juramento de vingança (1965)

No filme o viril Charlton Heston é um major da Guerra Civil à cata de chefe indígena

No filme o viril Charlton Heston é um major da Guerra Civil à cata de chefe indígena

Charlton Heston interpretou os mais variados personagens no cinema, até mesmo um militar da Guerra Civil americana, como mostra o faroeste, Juramento de vingança (Major Dundee, 1965), lançamento da Versátil Filmes. Mas o mais inusitado nessa história toda é a parceria do astro das telas com o diretor Sam Peckinpah, aqui num de seus primeiros trabalhos no cinema, depois de uma vitoriosa carreira na televisão.

Na fita Heston é o major de uma tropa confederada que está à caça de um chefe indígena que dizimou uma vila inteira de brancos, raptando três crianças. Para enfrentar o desafio contará com uma tropa formada por soldados, prisioneiros e um vivido pelo ótimo James Coburn, um guia das montanhas habilidoso apesar de ter apenas um dos braços.

“Sam, não seja morto. Isso me atrapalharia”, diz brincando o personagem de Heston.

Conhecido como “esteta da violência”, o diretor Sam Peckinpah deu uma nova dimensão desse detalhe nos filmes de ação ao apostar num realismo contundente. EM seus filmes, o sangue não escorre gratuitamente. E aqui, como em quase todas as suas tramas, o fator violência é turbinado por intricados e passionais.

Um detalhe importante em seus filmes explorado com competência singular são as paisagens e aqui não é diferente, com cenas rodadas no Texas e no México. Nos extras do DVD uma passagem curiosa. Famoso pelo temperamento explosivo e comportamento indisciplinar com relação aos chefões dos estúdios, o diretor foi salvo pelo bom samaritanismo de Charlton Heston que, para desespero de seu agente, doou o seu cachê de US$ 1 milhão de dólares para salvar a produção do filme.

“Nunca pensei que uma estrela de cinema como ele pudesse fazer uma coisa dessas”, chegar a comentar um dos atores coadjuvantes no documentário.

* Este texto foi escrito ao som de: Pat Garrett e Billy the Kid (Bob Dylan – 1973)

Pat Garrett e Billy The Kid

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s