Fernando Brant e o Clube da Esquina

O letrista (o segundo à esq.), numa roda de viola em Diamantina com JK

O letrista (o segundo à esq.), numa roda de viola em Diamantina com JK

Gozado como alguns artistas a gente só nota sua existência depois que morre. É a mais pura, crassa e hedionda verdade. O mineiro Fernando Brant, morto na última sexta-feira (12), por exemplo, infelizmente é um deles. Um dos principais letristas da MPB, autor de versos imortalizados pelo Clube da Esquina e outros artistas, era uma espécie assim de ilustre invisível. Pelo menos para o grande público, para a massa.

Muita gente cantou, emocionado, versos clássicos como Travessia, Maria, Maria e Canção da América sem saber que tinha muito mais do que a voz encantadora e marcante de Milton Nascimento, mas também a lírica mineira de Brant, que começou a escrever letras de canção, assim, de sopetão, depois que o cantor fez o convite à queima-roupa.

E quando passamos a ver a situação bem de perto, descobrimos coisas mais incríveis ainda, com o fato dele ser tio de uma colega de trabalho, a jornalista Ana Clara Brant, com quem tive o prazer de trabalhar no Correio Braziliense.

Bem, quem quiser conhecer um pouco da vida desse grande artista e de sua participação num dos mais importantes movimentos da música brasileira, recomendo a leitura do livro de memórias: Os sonhos não envelhecem ­­– Histórias do Clube da Esquina, escrito por Márcio Borges, quem perdeu o posto de eterno parceiro de Milton Nascimento para Fernando Brant.

“Nunca vamos fazer música sem ser um com o outro”, era a promessa mútua que não vingou “sem imaginar que as tranças do destino já estava, pondo a caminho um certo jovem Fernando Brant”, escreve ele.

* Este texto foi escrito ao som de: Clube da esquina (1972)

Clube da Esquina

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s