Memórias de um legionário (2)

O guitarrista Dado Villa-Lobos numa daquelas apresentações messiânicas da banda

O guitarrista Dado Villa-Lobos numa daquelas apresentações messiânicas da banda

Como eu disse, estou mergulhado de cabeça na biografia do guitarrista da Legião Urbana, Dado Villa-Lobos e me deliciando. Admito que no começo fiquei assustado com a narrativa, digamos, um tanto quanto trucada, mas a partir do terceiro capítulo a leitura flui deliciosamente. Inegável que, por ter estado no olho do furacão, o músico cinquentão traz uma visão privilegiada e diferente dos fatos.

Impressionante, por exemplo, o relato dos bastidores dos shows da banda que, a partir do disco Dois, passou a fazer apresentações em lugares maiores e com devoção messiânica dos fãs. “O comportamento do público era bizarro e isso certamente era outro fator que o Renato levava em consideração quando pensava se deveria ou não cair na estrada”, comenta.

Gostei de ler que o disco predileto de Dado é As quatro estações, registro até hoje mais vendido da discografia da banda. Outras informações reveladoras são os trabalhos paralelos do guitarrista no auge do sucesso da Legião Urbana. Enquanto o Renato celebrava o movimento gay e suas origens italianas em dois álbuns elogiadíssimos, Dado Villa-Lobos unia forças com o poeta do submundo urbano Fausto Fawcett em projetos underground como Santa Clara Poltergeist (1991) e Básico instinto (1993), além de compor a trilha sonora para filmes como Bufo & Spallanzani (2001), do Flávio Tambellini e O homem do ano (2003), do José Henrique Fonseca.

A relação de amizade e conflito com o líder da Legião Urbana é relatado de forma sincera e surpreendente, mas isso são cenas de outro capítulo…

* Este texto foi escrito ao som de: As quatros estações (Legião Urbana – 1989)

Quatro estações

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s