Miss Julie (2014)

Colin Farrell e Jessica Chastain vivem situação convulsiva em adaptação teatral para o cinema

Colin Farrell e Jessica Chastain vivem situação convulsiva em adaptação teatral para o cinema

Liv Ullmann é conhecida por seus trabalhos com o mestre Ingmar Bergman no cinema. Rosto conhecido nas telonas, a diva sueca de origem norueguesa tem carreira sólida no teatro, a base dos bons atores da escandinava. Não é de se entranhar então que sua estreia como cineasta seja uma adaptação do dramaturgo sueco Strindberg. Em cartaz no Libert Mall, Miss Julie é de uma dureza narrativa contundente.

Irlanda, século 19, durante o Solstício, a convulsiva relação entre Miss Julie (Jessica Chastain) filha estrambelhada e mimada de poderoso barão, e o empregado John (Colin Farrell), que nutre por ela um amor de infância. Acontece que essa paixão platônica não consumada, turbinada pela condição subalterna de uma vida inteira, deu margem a uma onda de humilhações e ressentimentos que veem à tona numa noite de sedução e revelações. “Deve ser uma desgraça ser pobre”, comenta, ela, sem a real dimensão empírica da pergunta.

John é casado com a cozinheira da família (Samantha Morton) e planeja um futuro diferente para ambos se aproveitando, de forma canalha, da vulnerabilidade emocional de Miss Julie. “Eu tenho um abismo no estômago, não sei de onde vem”, pergunta de si para si.

Impressionante como a fotografia às vezes vermelho “culpa” bergmaniano ou de um azul soturno dialoga diretamente com as angústias e perturbações da alma dos personagens. A forma como a trama é desenvolvida, com surpresas reveladas em reviravoltas dramáticas, jogo de sedução e sugestão criativa da imaginação dá um toque lírico ao filme explora temas universais como o poder, cinismo e a humilhação.

* Este texto foi escrito ao som de: I heard it through the grapevine (Marvin Gaye – 1969)

Marvin Gaye

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s