Legião Urbana (1985)

Primeiro álbum da banda  completa 30 ano e trazia um punk sensível...

Primeiro álbum da banda completa 30 ano e trazia um punk sensível…

O primeiro disco da Legião Urbana completa este ano três décadas. Parece que foi ontem, mas só me dei conta disso outro dia, lendo a biografia do guitarrista Dado Villa-Lobos, Memórias de um legionário. Evidentemente que este registro está longe de ser o melhor trabalho da banda para mim, mas o gozado é que demorou que eu gostasse do álbum de estreia dos meninos de Brasília de cara. Recordo-me que tinha certa birra do disco mesmo, com exceção, claro, da tristonha e marcante Por enquanto.

Mas música é assim, ou melhor, ouvir disco é isso, a gente só passa a assimilar direito depois de muitas audições. Cru e punk dentro de suas proporções, o primeiro álbum da Legião, claro, já despertava atenção por causa das letras cheias de conteúdo do Renato Russo, um dos melhores letristas do rock nacional ao lado do Cazuza.

Mas a soma de todos os catetos deu dignidade à obra que traz gravações inspiradas como Será, O futuro do petróleo, Química, A dança – com o inconfundível baixo assinado por Negrete, Geração coca-cola -, e uma das minhas prediletas de tocar no violão, Teorema, com sua private joke das primeiras frases e referência também ao filme gay italiano de mesmo nome assinado pelo polêmico Pier Paolo Pasolini.

Se fosse para eu resumir o filme em uma frase diria que é um trabalho estreante realizado por punks sensíveis. Rock é atitude, punk é rebeldia e o punk rock da Legião Urbana nos primórdios do movimento no Brasil é algo surpreendente. Sensivelmente irresistível.

* Este texto foi escrito ao som de: Legião Urbana (1985)

Legião Urbana 3

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s