O homem que elas amavam demais (2014)

No filme Catherine Deneuve está mais elegante do que nunca

No filme Catherine Deneuve está mais elegante do que nunca

Posso estar redondamente equivocado, mas há um toque François Truffaut no personagem vilão vivido pelo ator francês Guillaume Canet do drama, O homem que elas amavam demais (L’homme qu’on aimait trop, 2014), em cartaz bem ali no Libert Mall. E a referência aqui talvez seja o clássico, O homem que amava as mulheres (L’homme qui aimait les femmes, 1977), um dos grandes sucessos desse que é um dos ícones da nouvelle vague.

Na trama Canet é Maurice Agnelet, um advogado ambicioso de caráter sinuoso que presta serviços à poderosa Le Roux, Catherine Deneuve, mais elegante do que nunca. Ela comanda um cassino na Riviera francesa em crise financeira, ao mesmo tempo em que mede forças com a filha mimada e independente, que lhe joga na cara a parte da herança que lhe pertence por direito.

“Ele não é um homem de uma mulher só. Ele é mais apegado a sua liberdade que qualquer uma de nós”, avisa a mãe, ao avistar o esboço de um romance mal fadado.

Baseado em fatos reais, O homem que elas amavam demais surpreende pelo roteiro bem amarrado e segurança na direção de André Téchiné na condução de bons atores. Temas como ganância, traição e impunidade veem à tona num clima de suspense elegante marcado por reviravoltas hediondas. “Ela precisa de alguém 24h por dia. Eu não”, desconversa Canet, ao se sentir sufocado pela bela Adèle Haenel.

* Este texto foi escrito ao som de: # 1 Record (Big Star – 1972)

Big Star

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s