Exposição – Chão de flores

Câmera de Zuleika Souza parecem estar dotada de palheta de cores e pincéis

Câmera de Zuleika Souza parecem estar dotada de paleta de cores e pincéis

Zuleika Souza é uma amiga gentil, divertida e talentosa com quem trabalhei tempos atrás naquele que já foi um dia o melhor jornal da cidade. Sair em pauta com ela era algo assim, alto astral, e me lembrei desses detalhes agradabilíssimos ao ver, outro dia, ali no CCBB, enquanto esperava o início de uma pré-estreia de teatro, a exposição fotográfica, Chão de Flores.

Em cartaz até 29 de junho, a mostra reúne 56 trabalhos da artista ao longo de oito anos de registros de suas andanças pelas chamadas “satélites” de Brasília. O resultado revela um olhar sensível, diferente e cheio de cores da fotógrafa para os detalhes.

Uma coisa que eu não sabia. Zuleika Souza nasceu em Brasília e tem mais de 30 anos de carreira. Daí a sensibilidade com que registra o chão de flores do lugar onde que nasceu e pisa. Pegadas que sobem pela parede, um solitário beija-flor flanando num céu de concreto, portão e muro que parecem uma extensão do céu, postigos misteriosos feitos de sutileza urbana, um mosaico de azulejos em forma de luas e sol, enfim, pela lente de Zuleika Souza, há poesia e delicadeza até num fatídico muro cheio de cacos de garrafas. O que me fez esquecer aquela cena horripilante de um dos episódios do filme, Cinco vezes favelas. E como as cores da periferia da fotógrafa Zuleika Souza são vibrantes, intensas e passionais. É como se sua câmera fosse dotada de paletas de cores e pincéis.

Saí da exposição com vontade de morar ali, naquele cantinho particular cheio de sutilezas do cotidiano, revelando um Distrito Federal que parece fazer parte de qualquer lugar do interior do Brasil. O escrito russo Léon Tolstói (1828 – 1910) era quem tinha razão.

“Se queres ser universal, começa por pintar a tua aldeia.”

* Este texto foi escrito ao som de: A catholic education (Teenage Fanclub – 1990)

Teenage fanclub 2

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s