El Cid (1961)

Charlton Heston empresta dignidade em talento ao personificar o herói espanhol

Charlton Heston empresta dignidade em talento ao personificar o herói espanhol

Herói medieval do século 11, o espanhol Rodrigo Díaz de Vivar, imortalizado através dos séculos como El Cid (o senhor, em árabe), foi responsável por expulsar os mouros da Espanha. Seus feitos se tornaram lendas e foram romanceados em canções folclóricas e também no cinema pelas mãos do mestre Anthony Mann (Winchester 73), trazendo no papel-título o astro dos épicos de Hollywood, Charlton Heston. E quem mais poderia encarnar o cavaleiro castelhano? Aliás, muito da força dessa produção está na presença imponente do ator.

O espetáculo visual é soberbo, com figuração de milhares de pessoas e cenários fantásticos, com cenas filmadas, inclusive, no Castelo de Peníscola, cenário real da guerra entre espanhóis e mouros. As cenas de batalhas à beira mar, com hipnotizante luz da aurora e crepúsculo com coadjuvantes são marcantes.

Como pano de fundo, o amor de perdição entre El Cid e a bela Chimena, Sophie Loren com suas curvas sinuosas no auge. Com a garantia de envolvente narrativa, o filme peca um pouco pelo maniqueísmo infantil de produções do gênero, com a demonização, já naqueles tempos, do mundo islã pela América.

“A cidade é sua. Pegue a coroa e proclama-se rei. Nós lutamos com você e queremos que você nos governe”, diz um dos soldados quando El Cid toma Valência e se prepara para a batalha final contra os inimigos. “Eu estou no coração deles, preciso ir”, argumenta o herói, quando, ferido, é proibido de lutar no dia seguinte. Quer saber? Sorte nossa porque é o ator Charlton Heston é que está em nossos corações por conta de desempenhos como esses.

* Este texto foi escrito ao som de: Sketches of Spain (Miles Davis – 1959)

Sketches of Spain

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s