Meu amigo Paulo de Tarso Santos

Família de ex-prefeito de Brasília irá doar documentos pessoais ao ArPDF

Ex-prefeito em 1961, na época em que era ministro da Educação no governo Jango

Houve um tempo em que Brasília era governada por prefeitos. Isso foi nos primórdios da capital e o cargo era o equivalente hoje ao de governador. E naquela época, uma figura reinou soberanamente no cenário, a de Israel Pinheiro, mineiro de Caeté, amigo do presidente Juscelino Kubitschek, criador da Novacap – empresa pública que, como o nome diz, foi responsável pela construção da “nova capital” -, enfim, o primeiro prefeito da cidade.

O mineiro de Araxá, Paulo de Tarso Santos não era tão íntimo de JK, mas apadrinhado por Jânio Quadros, foi eleito o segundo prefeito de Brasília e, apesar de ter sentado pouco tempo na cadeira, entre 6 de fevereiro de 1961 a 25 de agosto daquele ano, foi aquela típica figura simples que esteve no lugar certo, com as pessoas certas.

Anos 64Foi em sua gestão, por exemplo, que o guerrilheiro Che Guevara desembarcou em Brasília, causando o maior alvoroço entre as camadas mais conservadoras e direitistas da sociedade brasileira. Recebido às 6h da manhã, meio que nas escuras, o líder cubano foi condecorado com a “Grã Cruz da Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul” por Jânio, que deu no pé logo em seguida, após a cerimônia, deixando esse tremendo “abacaxi” nas mãos de Paulo de Tarso Santos.

Bem, com a naturalidade de um anfitrião mineiro, Paulo de Tarso nem se abalou. Meio que a tiracolo, passeou de helicóptero com Guevara por Brasília e ainda lhe ofereceu um almoço daqueles do balacobaco.

As recordações desse momento e de vários outros da passagem de Paulo de Tarso Santos ainda estão bem frescas na memória dos filhos do ex-prefeito, que irão doar para o Arquivo Público do Distrito Federal, boa parte dos documentos da vida pública do ex-prefeito. Paulo de Tarso Filho, hoje publicitário de respeito em São Paulo, era ainda um menino quando Guevara passou pela cidade, mas lembra nos mínimos detalhes do encontro. “A passagem dele por Brasília foi um grande acontecimento”, recorda

Também ministro da Educação e Cultura no governo Jango, Paulo de Tarso Santos reuniria uma equipe de gabinete formidável que contava, entre seus parceiros, Darcy Ribeiro, Herbert de Sousa, o Betinho, então com 21 anos, José Serra e Paulo Freire. Com o aval do chefe, Freire emplacou no país inteiro o seu método de alfabetização popular, ganhando projeção internacional.

No início da semana estive reunido com a família de Paulo de Tarso Santos em São Paulo, na Vila Madalena, para conhecer o acervo da família que será doado ao ArPDF, e fiquei encantado, diria que emocionado, com o que vi. Cartas pessoais de Paulo de Tarso, bilhetes escritos à mão por Jânio Quadros e JK, fotos da família reunida no exílio no Chile, enfim, um relicário emblemático da história recente de Brasília.

Já era admirador do trabalho e trajetória de Paulo de Tarso Santos desde que li, há uns dois anos atrás, o livro 1964 e outros anos. Mas agora, até por essa aproximação com a família e os documentos pessoais do ex-político, por osmose, por carinho até, me sinto bem próximo de Paulo de Tarso Santos. Diria que um grande amigo até.

* Este texto foi escrito ao som de: The Joshua Tree (U2 – 1987)

Joshua Tree

Anúncios

5 comentários sobre “Meu amigo Paulo de Tarso Santos

  1. Olá,sou professor de uma escola estadual que leva como patrono o nome de Professora Maria Soares Santos,formada no colegio Sion-MG,em 1919 normalista,e pra começar a escrever juntamente com meus alunos estamos pesquisando,penso que achei,seria ela a mãe de Paulo Tarso dos Santos?Caso afirmaqtivo poderia me ajudar com dados da vida de Maria Soares Santos?Obrigado pela atenção.

  2. olá, Izaias. Tudo certo? Gostaria de saber se você tem o contato do Paulo de Tarso Junior? Estou fazendo uma pesquisa sobre essa passagem de Che por Brasília e gostaria de conversar com Paulo de Tarso (pai e filho). Obrigado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s