Antes do inverno (2013)

O formidável ator Daniel Auteuil aqui vive um neurocirurgião em crise...

O formidável ator Daniel Auteuil aqui vive um neurocirurgião em crise…

Antes do inverno, que foi destaque do Festival Varilux, é um filme francês dirigido por Philippe Claudel em cartaz no Liberty Mall. E seu eu fosse você, na próxima vez que desse um pulinho lá. iria conferir esse drama de suspense de tirar o fôlego. Como sempre os franceses são os maiorais quando o assunto é discute relação conjugal nas telonas. Aqui Paul (Daniel Auteuil) é um neurocirurgião sessentão bem sucedido na carreira que leva uma vida pacata ao lado da esposa e da netinha. De repente, do nada, buquês de flores chegam todos os dias em seu consultório, escritório e casa. “São apenas flores. Não são ameaças de morte”, diz ele, tranquilizando a mulher.

Mas o festival de flores em sua rotina não pára, assim como a inusitada presença de uma jovem de origem marroquina em sua vida da qual ele começa a suspeitar. O pequeno desconforto e a estranha coincidência fazem com que as máscaras em casa e no trabalho caiam, revelando um outro homem. “Tenho um dia cheio amanhã”, revolta-se, quando a mulher quer discutir a relação.

Segundo o diretor, o que ele queria mostrar em Antes do inverno era essa falsa ideia de uma vida feliz que às vezes insistimos em fingir que temos, mostrando que a realidade que nos cerca, com todas as contradições e complexidades, é incerta e mais dura. A doçura e simpatia com que Paul trata os pacientes e as pessoas com quem convive são falsas, atesta seu sócio e melhor amigo. Festival Varilux“Um garoto mimado cheio de ruga e com um coração seco”, contesta ele, cheio de ironia.

O pessimismo do filme, que conta ainda com a bela Kristin Scott Thomas, é pertinente, sobretudo porque coloca em cheque o caráter humano. Ou seja, até que prove o contrário, ninguém é o que aparenta ser. Contudo, há um toque de lirismo nas entrelinhas da trama proposta pelo diretor, no que diz respeito à chegada do inverno na vida de todos nós. No filme, Paul é um homem maduro que aparentemente não sabe lidar com seus problemas. O clima frio, cinza e sufocante que perdura toda a narrativa surge com uma metáfora agonizante diante dos olhos do expectador.

Apesar de todo esse clima de tensão, surpresas desagradáveis e crise, Antes do inverno, traz pelo menos dois momentos emocionantes. Um deles é quando Paul vê consternado as lágrimas rolarem pelo rosto da jovem que o admira durante uma apresentação de ópera. A outra é quando uma paciente em tratamento de câncer de origem polaca lhe faz uma emocionante declaração pessoal.

Em despenho marcante, e com seu habitual charme, o veterano Daniel Auteuil mais do que nunca mostra aqui porque é um dos atores franceses mais festejados do cinema francês.

* Este texto foi escrito ao som de: Et moi et moi et moi (Jacques Drutonc – 1966 – 1969)

Jacques Drutonc 2

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s