Salvador Dalí na Caixa Cultural

Escultura Elefante cósmico, um dos destaque da exposição que rola até o próximo dia 15

Escultura Elefante cósmico, um dos destaque da exposição que rola até o próximo dia 15

Está de bobeira este fim de semana? Então não perca a exposição Salvador Dalí – Esculturas, que acontece no espaço Caixa Cultural. E se eu fosse você, ia bem rápido, já que o evento só rola até o próximo dia 15 de junho. Ao todo, são 26 peças de bronze trabalhadas em cera desse artista espanhol que foi um gênio da pintura surrealista. Eu nem sabia, mas é isso mesmo, o espaço das telas foi pouco para o tresloucado pintor catalão dá vazão às suas loucuras oníricas e ele estendeu as formas malucas de sua fértil imaginação à arte de esculpir. Assim, de 1970 a 1981, foram modeladas 44 formas feitas em bronze com a técnica de fundição por cera perdida, conhecida como Coleção Clot.

Fui lá conferir e fiquei encantado com as esculturas-objetos tridimensionais que vi, três delas monumentais, com medidas em torno de três metros de alturas. Logo na entrada do Hall, nos deparamos com a visão surrealista de Dalí para o santo católico São Jorge e o dragão. O guerreiro tem cara de um anfíbio e o monstro ferido com a lança, feições de um hipopótamo.

Mas isso, dependendo do ponto de vista que você está, ou seja, do lugar que você vê a peça, por que senão, ela surge diante de seus olhos na forma original, normal. E não subestime o tamanho das esculturas já que elas têm mais do que mostrar em face de suas formas liliputianas. Daí a importância de ir lá e conferir as esculturas a partir de todos os ângulos, dando um giro de 360o em volta dela e aí fica a mensagem subentendida do mestre que é: assim na vida, como na arte, tudo tem que ser visto de vários pontos de vistas.

Extravagante, egocêntrico, excêntrico e genial, Dalí era um polemista por natureza e transmitiu Salvador Dalípara suas obras de arte, a visão exagerada e questionadora que tinha da vida, das pessoas, enfim, de tudo o que cercava. Por isso que, ao olhar, por exemplo, a escultura Cabeça de cavalo rindo, a gente ter a impressão de ter visto alguém que já conhece. Eu pelo menos me lembrei de umas três pessoas. E o engraçado que nada é o que parece ser. Na homenagem que o espanhol fez ao artista francês Marcel Duchamp, Mulher nua subindo as escadas, os degraus têm forma de caracol.

O fecundo e perturbador universo daliniano não tem limite. Mergulha de forma profunda no inconsciente sensorial de sua imaginação turbinada por impressões diversas, captadas na história, na religião, nas experiências pessoais. Presença marcante em sua vida pessoal e artística, a esposa Gala é reverenciada em dois momentos, como mostra as esculturas Gala na janela e Gala Gradiva. “Amo Gala mais do que a minha mãe e meu pai, mais do que Picasso, mais até do que ao dinheiro”, ironizou certa vez.

Alguns objetos da exposição são tão impressionantes e divertidos em suas bizarrices que dá vontade de levar para casa como bibelô. Eu colecionaria com o maior prazer O gabinete antropomórfico, que tem um conceito visual maravilhoso. Cristo de são João da Cruz é mais icônico em sua representatividade sacra mais do que qualquer imagem do gênero feita de barro, dessas comercializadas em qualquer barraca de feira.

Escultura de 1974, o assustador Elefante cósmico é um dos trabalhos mais impressionantes da exposição. Com suas formas distorcidas e inexatas, ele parece ter saído de uma galáxia misteriosa ou dos mais tenebrosos dos infernos. Quer saber? No fim de semana que vem vou levar minhas sobrinhas para se assustar um pouco com as obras deste espanhol maluco.

* Este texto foi escrito ao som de: La dinastía scorpio (Él mato – 2012)

La dinastia scoprio

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s