O cinema na literatura

O mestre Hitchcock com o pupilo Truffaut, na famosa entrevista que deu origem a um dos livros mais cobiçados por cinéfilos

Hitchcock e Truffaut, numa das entrevistas que deu origem a um dos livros mais cobiçados por cinéfilos

Outro dia, fuçando minha estante mágica, descobri que tenho um bocado de livros bacanas sobre cinema. A gente vai comprando, ganhando, roubando e quando vê, nem se dá conta da quantidade de títulos interessantes que temos ali. Confesso que a minha coleção sobre cinema ainda é pequena, é verdade, bem tímida mesmo, mas, modéstia a parte, impressiona quem entende do assunto. Um dia desses, um colega meu que adora cinema deu um pulo lá em casa e se esqueceu de ir embora, mexendo nos livros, nem viu o tempo passar. E é por isso que sempre digo: o melhor amigo do homem não é o cachorro ou, como disse o Vinícius de Moraes, o uísque, segundo ele, o cachorro engarrafado, mas os livros.

Bem, grande parte eu comprei em lojas especializadas, outros ganhei de amigos queridos e alguns, garimpei em sebos, que é um dos grandes prazeres que tenho na vida, ou seja, vasculhar os segredos que há nessas lojas de livros usados. Já está decidido meu chapa, quando eu morrer, não vou para o céu, nem para o inferno, quero ficar num sebo bem bacana, passando minha eternidade lendo livros.

Mas sobre o que eu estava falando mesmo? Ah, sim, lembrei!!! Dos livros de cinema que tenho na minha estante mágica. Nos últimos anos tive o prazer de ler uns bem legais. A maioria biografia de cineastas e atores. Segue abaixo uma lista de cinco títulos que me marcaram nos últimos tempos e que, de repente, pode ser uma boa dica para quem goste de cinema. A minha predileção tende para os clássicos, talvez porque eu seja nostálgico de um tempo que não vivi, mas daí já é outra história…Peter Biskind

 

Hitchcock Truffaut – Durante muito tempo esse livro foi um dos títulos mais almejados para minha coleção. Trata-se da mais completa entrevista já feita a um cineasta por outro cineasta. O francês François Truffaut entrevistando Alfred Hitchcock e o resto é lenda.

Como a geração sexo-drogas-e-rock ‘n’ roll salvou Hollywood – Escrito pelo jornalista Peter Biskind, é um estudo preciso e delicioso sobre a nova Hollywood, aquela que começou com Easy rider (1969)e teve desfecho com o E. T. (1982). Martin Scorsese, Francis Ford Coppola, Hal Ashby, Peter Bogdanovich, Steven Spielberg e Roman Polanski são alguns dos personagens dessa incrível e louca viagem pelos bastidores do cinema independente.

A cidade das redes – Esse é uma dessas preciosidades que garimpei nos sebos da vida. Escrito por Otto Friedrich, foca na Hollywood dos anos 40, tempos dos filmes de gangsteres e dos ufanistas épicos de guerra. Também é a história de muitos refugiados europeus que buscaram na Meca do cinema uma espécie de porto seguro não tão seguro assim. E estou falando de gente como Thomas Mann, Stravinski, Bertolt Brecht, entre outros.

Hollywood Entrevistas – Os franceses sempre se mostraram bem mais articulados e preparados quando o assunto é cinema. A prova está aqui, nesse outro título que garimpei no sebo. São seis entrevistas do crítico Michel Ciment com diretores de duas gerações diferentes de Hollywood e do cinema europeu. John Huston e Milos Forman, o velho e formidável Billy Wilder e Wim Wenders. Joseph Mankiewicz e Roman Polanski foram os eleitos.

Os bastidores de Hollywood na Vanity fair – Porque Cleópatra foi o filme mais caro da história? E porque Dustin Hoffman e não, Robet Redford, foi o escolhido para protagonizar A primeira noite de um homem? Depois de ler esse livro você vai perceber que os bastidores de um filme são tão interessantes quanto a ficção, dúvida?

* Este texto foi escrito ao som de: X & Y (Coldplay – 2005)

X & Y

Deixe um comentário

