Constelações – Leo e Nina Coimbra

Exposição com temas domésticos e espirituais das artistas Léo e Nina Coimbra surpreende

Exposição com temas domésticos e espirituais das artistas Léo e Nina Coimbra surpreende

Leo Coimbra, se você não sabe, foi inspiração para o Renato Russo compor a personagem Mônica da mítica canção da Legião Urbana. Bem, certa vez ela me disse que ele carregou um pouco nas tintas no que diz respeito a realidade e ficção, mas isso não tem o menor problema porque quem escreve versos tem uma coisa chamada licença poética. Mas uma coisa ele não exagerou, a menina sempre teve, sim, tinta no cabelo.

Se você duvida então dê uma passadinha ali no subsolo do espaço Objeto Encontrado, da 102 Norte, para conferir a exposição Constelações, aberto à visitação até o dia 26 de abril. Conferi o trabalho das artistas Leo e Nina – mãe e filha, e achei no mínimo diferente, pessoal, místico e cheio de aventuras sensoriais.

Logo quando entrei me deparei com duas pequenas lupas numa estante e me apaixonei. Imediatamente me veio à cabeça a história do encontro entre John Lennon e Yoko Ono. Você conhece. Londres, meados dos anos 60. O beatle viu uma escada no meio da galeria com uma placa pregada no teto e uma mensagem enigmática dizendo alguma coisa sobre pagar para pregar um prego. Lennon, maroto como só ele era, disse que não tinha dinheiro e que pagaria então com moedas imaginárias. Logo, pregaria um prego imaginário. Deu certo porque, para azar de nós fãs dos Beatles, com esse papo furado ele conquistou o coração da Japa.
Constelações 5Claro que na exposição Constelações não tinha nada sobre pregos, mas deixei que ficassem fixados em mim alguns trabalhos que vi ali, como uma infinidade de vidros de perfumes, condimentos e guloseimas cheios de coisas inusitadas dentro como fios de lã entre outras coisas. São arranjos domésticos de toda uma vida que fizeram lembrar a minha mãe, avó e tias. Num pequeno caixote logo acima, imagens, objetos e riscos ladeados por uma frase acolhedora. “Quero fazer contigo o que a primavera faz com as cerejeiras”.

Bom, não sei exatamente o que a primavera faz com a cereja, mas seja lá o que for quero que faça comigo também.

Há um clima místico, espiritual, de plena paz no ar, como se todas as estrelas, uma constelação inteira, sei lá, conspirassem a favor de quem passa por ali. Algumas pinturas, desenhos, material gráfico lembram aqueles estandartes de folias de Reis em miniatura – vide Cavalo de fogo – ou alguma coisa da Índia de George Harrison ou o lado esotérico do bardo inglês, Cat Stevens. Um desenho específico, acho que “Genesis 3”, me fez ficar com vontade de escutar Buddha and the chocolate box. O que com certeza eu fiz.

E bem próximo às apaixonantes lupas, uma fauna inteira de bonequinhos e bichinhos e aí, só quem um dia já foi criança ou tem criança em casa sabe o que representam aquelas miniaturas de plásticos. Eu mesmo tinha uma coleção inteira, mas nunca consegui encontrar uma foquinha para o meu zoológico infantil particular.

Não resisti e, como estava sozinho e ninguém estava vendo, invadi a privacidade alheia das duas artistas e sentei com prazer naquela deliciosa poltrona forrada com tecido africano. Deu vontade de ficar lendo ali à noite inteira… E o dia seguinte também… E a noite inteira de novo…

Antes de ir embora, eu, um ateu incorrigível, fiz uma prece à Nossa Senhora do Fim do Mundo e aos seus louva a deus amparados pela tocante homenagem aos transcendentes azulejos de Athos Bulcão. Espero que eles tenham me escutado…

* Este texto foi escrito ao som de: Buddha and the chocolate box(Cat Stevens – 1974)

Buddha

3 comentários sobre “Constelações – Leo e Nina Coimbra

  1. Sem palavras.
    Ou repleta delas, mas sem conseguir organiza-las.
    Sendo assim, parto para o seguro e agradeço o texto,
    que achei lindo e tremendamente sensível.
    Agradecida,agradecida,agradecida.

Deixe um comentário

