Vladimir Carvalho e Sebastião Salgado

Filme de Betse de Paula encanta o público ao expor as intimidades do fotógrafo

Filme de Betse de Paula encanta o público ao expor as intimidades do fotógrafo

Simples e discreta, assim foi abertura da 46ª edição do Festival de Brasília, ontem (17), no tradicional Teatro Nacional. A casa lotou, mas demorou que isso acontecesse, o que me fez acreditar que seria mais um repeteco da noite de reinauguração no Cine Brasília, onde um público tímido prestigiou o evento, o que não aconteceu. A única “ausência” foi do governador Agnelo Queiroz que, segundo um assessor do GDF, preferiu ver o show da Beyoncé e a pergunta que faço é: será que ele ensaiou direitinho as coreografias da diva norte-americana?

Enfim, esbarrei com o Vladimir Carvalho, figura querida e mítica do cinema de Brasília, do Festival e ele me falou de sua expectativa com relação ao evento este ano. Carismático, sempre simpático com sua voz de profeta, disse que, assim como um filho pródigo, o Cine Brasília voltou para os braços do povo e que é preciso recuperar o tempo perdido.

“Eis a grande marca do festival deste ano e a comunidade de Brasília tem que regozijar porque está recuperado um patrimônio cultura da cidade”, destacou.

Protagonista de muitas mostras, o velho conterrâneo de guerra ressaltou, contudo, que é preciso que essa volta de um dos espaços mais importantes do cinema no Brasil seja positiva. Defendeu uma reforma cultural que reprograme o dia a dia do Cine Brasília com vida inteligente e interativa apostando na formação de público. “Era assim nos anos 60 onde o público tinha acesso a todo tipo de filme”, lembrou. “Durante muito tempo, por conta das falhas dos governantes, o Cine Brasília estava num plano inclinado rumo à decadência e agora é preciso recuperar o tempo perdido”, frisou.

Revelando SebastiãoDepois da deliciosa apresentação da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro, com a apresentação da trilha sonora do filme As aventuras de Robin Hood, clássico de 1939, vencedor do Oscar do gênero, finalmente foi exibido o filme da noite, o documentário Revelando Sebastião Salgado que, como o título fala, conta a vida e trajetória de um dos maiores e mais respeitados fotógrafos do mundo.

Radicado em Paris, onde começou a carreira, Salgado, um artista sóbrio e personagem envolvente revelou como deixou a carreira de economista para apostar na fotografia e de como ao longo do tempo foi moldando seu estilo de trabalho e temas sociais reconhecido no Brasil e no exterior. “Foi algo que veio naturalmente”, disse em dado momento do filme.

Surpreendeu o público ao revelar que tem um filho portador de Síndrome de Down e relembrou os momentos mais marcantes de sua carreira quando, por exemplo, registrou a tentativa de assassinado do presidente dos Estados Unidos, Ronaldo Reagan, em março de 1981. “Fiquei com medo de ficar estigmatizado para sempre como o fotógrafo do atentado do Reagen”, confidenciou.

Bem, não gosto do cinema da diretora carioca Betse de Paula. Filha do grande produtor do Cinema Novo Zelito Viana e sobrinha do mestre Chico Anysio, a cineasta, que começou a carreira em Brasília, é autora de produções modestas e destituídas de ousadias tanto narrativas quantos temáticas. Aqui, ela aposta num documentário convencional que meramente se beneficia do personagem cativante e pouco conhecido que é Sebastião Salgado, o sujeito que reinventou a fotografia.

Apaixonei-me pela figura do fotógrafo, pela riqueza de seu trabalho, pelo humanismo social com que ele direciona suas fotos. Com certeza daqui para frente meu olhar para a fotografia será mais criterioso.

* Este texto foi escrito ao som de: El toro! (Suíte Super Luxo – 2000)

El toro

Anúncios

3 comentários sobre “Vladimir Carvalho e Sebastião Salgado

  1. Pois é, me falaram dessa entrevista com ele no Roda Viva! Não vi. De qualquer forma o o filme, apesar de nada ousado e convencional, norteia as pessoas que não conhecem o sujeito, nunca ouviu falar dele ou, como eu, olhava com certa postura blasé… Valeu pelo comentário!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s